-
Arquitetos: T38 Studio
- Área: 98 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Francisco Palacio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tijuana, localizada no norte do México, na fronteira com os Estados Unidos, é uma cidade que não segue as regras convencionais - é uma metrópole à margem. A cidade era Las Vegas antes de Las Vegas, florescendo durante a era da proibição e evoluindo ao longo do tempo de maneira muito informal.
Com uma topografia muito complexa composta principalmente de colinas, metade das habitações da cidade foi o produto de assentamentos informais que foram, em maioria, auto-construídos com muitos materiais reciclados da fronteira norte. Em um estado constante de mudança e construção, a paisagem urbana é uma colagem de padrões aleatórios de telhados inclinados em uma ampla gama de materiais.
Nos últimos anos, a cidade de Tijuana tem vivido uma explosão de desenvolvimento. Isto tem reflexos em todos os formatos de moradias de alta densidade, principalmente torres médias e grandes que aparecem entre bairros de casas predominantemente unifamiliares. Para este projeto, quisemos criar uma relação mais amigável com o tecido existente do bairro, imitando os padrões existentes em seu contexto e tirando proveito do incrível conjunto de habilidades locais.
A estreita relação entre os arquitetos e artesãos tem sido fundamental na forma como nossos projetos são construídos. Temos a vantagem de poder trabalhar através de uma metodologia que envolve erros planejados, e nossos métodos de projeto de construção evoluíram aprendendo com a experiência de nossos artesãos locais.
Este apartamento de um quarto é configurado em uma planta em forma de L que envolve um terraço com vista panorâmica da paisagem da cidade. Envolvidos por um complexo volume de concreto, um teto abobadado que se cruza com um telhado de fosso, seus interiores são um jogo de escala e proporção.